

A Escola Henrique Schwarz
Segundos relatos de membros da comunidade e documentação existentes, construir uma escola no bairro era necessário, devido a distância percorrida pelos alunos até uma Unidade Escolar mais próxima e também pela tendência do bairro Schramm em desenvolver-se.
Através de uma pesquisa juntamente à prefeitura, durante o período de 1966 a 1967 na comunidade, foi detectado esse grande problema. Para satisfazer a necessidade, os senhores Nancy Pedro Machado Pereira e Aurino Quint, líderes da comunidade, tomaram a frente nesta reivindicação, solicitando ao então Prefeito da época, Senhor Otair Becker a construção da tão sonhada escola.
Após várias reuniões na comunidade, ficou decidida a construção da escola.
Então, iniciou-se outro movimento, procurar um terreno, bem localizado que abrangesse a maioria dos futuros educandos. Após várias buscas conseguiram encontrá-lo, e isso só foi possível porque, em 12 de setembro de 1966, uma pessoa ciente desta necessidade fez a doação do terreno, com frente à estrada Schramm, para a prefeitura fazer a devida obra. Essa pessoa ilustre foi o senhor Adolfo Schreiner, antigo e conhecido morador, dono de muitos terrenos que colaborou para o desenvolvimento do bairro.
Ao adquirir o terreno que media 1.500 metros quadrados, construíram a escola com 2 (duas) salas de aula e 1 (um) galpão e sanitários.
A escola teve a sua inauguração com festa popular dia 28 de maio de 1967, denominada Escola Municipal Prefeito Henrique Schwarz e no dia 01 de agosto de 1967 iniciaram-se as aulas com 2 turmas, um 1° ano com 16 alunos e um 2° ano com 12 alunos, num total de 28 alunos, mais 7 que só acompanhavam, tendo como primeira Professora Élia Quint e os seguintes alunos:
1° Ano: Gilberto Brand, Cláudio Lang, Lourival Tauscher, Osmar Rauen, Hiltrand Fischer, Iraci Hübl, Iracema Hübl, Ingrind Hübl, Marlise Rhien, Marli Weiss, Mairce Rutsatz, Marta chaves, Maria Z. Tausher, Otília Schöeffel, Renilda Göeder, Silvia Weiss.
2 ° ano: Adelino Dufeke, Bráulio Brand, Enedil F. Oliveira, Lourival Hübl, Nelson Rauen, Nilo Rauen, Udo Fischer, Elisa Mülbauer, Irene Bayer, Iracema Weiss, Renilda Pilz, Simone R. Keil.
A escola funcionava apenas em um turno, e no ano seguinte 1968 passou a Ter dois turnos com 1° ano, 2° ano e 3° ano. E assim, posteriormente completou-se o ensino até o 4° ano.
E no mesmo ano que iniciou as atividades foi eleita a 1ª APP, chamada Diretoria Escolar. Isso em 04 de agosto de 1967. Ficando como presidente o Sr. Nancy Pedro Machado Pereira, Vice-Presidente o Sr. Aurino Quint, tesoureiro o Sr. Narciso Rauen e secretário Alexandre Waldemar Rauen.
Os trabalhos da secretaria eram feitos fora do horário de serviço, ou seja, na casa da própria professora responsável Élia Quint. Os trabalhos de limpeza interna da escola e merenda eram feitas pelos educandos e educadora; os trabalhos externos eram feitos pelos pais da A.P.P.
Para se fazer a manutenção da escola, pois naquela época não havia verbas governamentais, era necessário realizar duas promoções durante o ano, a fim de arrecadar fundos para manutenção, pequenos reparos e ampliações, no prédio. Em 1968, a A.P.P. iniciou a construção da cozinha, e ao término da construção, foram comprados todos os móveis, eletrodomésticos, louças e talheres necessárias para se fazer merenda.
As promoções só tinham sucesso devido a dedicação e o trabalho dos pais, direção, educadores e educandos, todos unidos com um mesmo objetivo, preservar e ampliar o prédio escolar, sendo que o mesmo garantia crescimento cultural das pessoas da comunidade.
O nome da escola presta homenagem ao então falecido Prefeito Henrique Schwarz pelos trabalhos feitos antes e durante a sua gestão como vereador e prefeito em benefício à comunidade.
QUEM FOI O PREFEITO HENRIQUE SCHWARZ
Henrique Schwarz, filho de Antônio Schwarz e de Anna Schwarz, nasceu em 1° de julho de 1892, no povoado de Rio Vermelho Velho, município de São Bento do Sul.
Fez seus estudos primários nessa cidade e aos 14 anos de idade, entrou como aprendiz de ferreiro e trabalhou com seu tio Oswaldo Hoffmann, que era ferreiro, até 1911. Após esse período seguiu então para Curitiba e trabalhou em uma oficina mecânica até 1916. Depois se empregou na Usina Elétrica de Gustavo Keil, a qual forneceu a primeira luz elétrica em São Bento do Sul.
Inicialmente foi maquinista, porém com o aparecimento da Firma Henrique Mulher & CIA, que surgiu para fazer a exploração de Energia Elétrica, iniciou-se seu trabalho ativamente na construção da barragem e Usina Hidrelétrica em Rio Vermelho.
Em 1929 é incorporado á expansão da rede interna de transmissão na Empresa Sul Brasileira de Eletricidade S/Ã (Empresul).
Henrique Schwarz sempre consciente de sua responsabilidade foi um homem que soube lutar e buscar melhorias por sua terra natal.
Em 21 de agosto de 1921, casou-se com D. Francisca Eckstein Schwarz.
Mais tarde assumiu a gerência da filial da Empresul Em São Bento do Sul, onde se aposentou em 1954.
Eleito pelo povo Prefeito Municipal desta cidade em 1947 exerceu o cargo com brilhantismo até 1951. Após seu mandato, o povo o elegeu vereador por cinco anos. Em 12 de julho de 1955, falece Henrique Schwarz, sem poder ser concluída a construção do ginásio São Bento (colégio São Bento) seu maior sonho, do qual fazia parte na comissão Pró-Ginasial, sendo um grande incentivador desta obra para o engrandecimento do nosso Município.
Segundo relatos, em 1969 a escola passou a ser denominada Escola Reunida Municipal Prefeito Henrique Schwarz, tendo como primeira diretora: Élia Quint em um turno e no outro turno, educadora.
Com o crescimento populacional do bairro, o espaço físico era insuficiente, foi então adquirido mais um terreno de 1.000 metros quadrados ao lado da escola. Entre 1980 a 1982, houve uma reforma e ampliação de duas salas da aula e uma secretaria.
A partir deste momento, a comunidade solicitou a implantação de uma Pré-escola a fim de atender a crianças menores de sete anos. Houve um movimento de moradores na comunidade que perceberam a importância desse atendimento.
Depois de muitas pesquisas e solicitações conseguiram um número significativo de crianças para a criação do Pré-Escolar. Somente em 1982, que efetivamente começou a funcionar, nas dependências da própria escola, freqüentado por 32 crianças com idades de 5 a 6 anos, a turma do Pré.
Após um ano de funcionamento, ficou criado o Centro de Educação Pré-Escolar “Estrelinhas do Céu”, ainda junto à Escola.
O espaço para atendimento dos educandos tornou-se insuficiente nos anos seguintes e para continuar funcionando o CEPE, precisou-se construir um prédio próprio para esse fim, ao lado da escola. Sendo inaugurado em 23 de setembro de 1988, durante o governo do Prefeito Dr. Genésio Tureck.
A partir de 1997, foi autorizada a implantação gradativa de 5ª a 8ª série, sob a portaria 1995 do Parecer n.°38/97 do Conselho Estadual de Educação.
Em 1999, os centros de educação Pré-Escolar deixam de ser designados pelas suas denominações anteriores e passam a integrar as Unidades Escolares conforme o artigo 1° da Lei Municipal n° 326, de 15 de dezembro de 1998.
Como consta nos relatos e documentos, a comunidade como havia previsto, desenvolveu-se muito durante esse período 1967 a 2005. Enfim, a escola contava com 28 educandos e uma educadora. Hoje a escola possui 250 educandos, 1 diretora, 1 coordenadora, 1 especialista, 1 secretária, 1 bibliotecário, 3 serventes, 2 merendeiras, 15 professores todos graduados com pós ou cursando e 4 atendentes educativas.
A escola Municipal Prefeito Henrique Schwarz está localizada no bairro Schramm, Município de São Bento do Sul. O bairro possui aproximadamente 4.150 habitantes, possuindo uma área territorial de 3,12 km². É um bairro predominantemente residencial, com algumas indústrias e comércios. Fica próximo ao centro e limita-se com os bairros 25 de Julho, Centro, Progresso, Centenário, Rio Vermelho Povoado.






































































